quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

História de Amor

Sempre admirei as obras de William Shakespeare e tive
o prazer de visitar a casa onde nasceu e viveu numa linda
cidade,perto de Londres,Stralford-Avon que o Turismo
inglês conserva.Em Italia,fui a Verona,cidade de Romeu e Julieta,onde todos os dias   loura e  linda jovem está numa
varanda,com uma escada improvisada para  a rua,coisas do turismo italiano,para recordar a bela Historia de Amor com fim trágico como foram os amores de Pedro e Inês,mas hoje quero recordar uma história muito bela,com fim feliz vivida na nossa Alvalade e que muitos ignoram. No reinado do nosso Rei D. Carlos dois jovens apaixonaram-se num amor capaz de superar todas as dificuldades,tal como conta Shakespeare, por diversas razões era um amor impossível na vida faustosa da Corte,com todas as benesses e regalias,mas o forte Amor levou que esse jovem e essa bela rapariga,descendente da nobreza que imperava na Corte,trocassem tudo por uma vida simples e dificil num local isolado dêste país, Alvalade teve a felicidade de acolher êsse belo casal.  Não havia c/ferro que só chegaria em 1914,nem estradas,apenas veredas e caminhos rurais,telefone,já então inventado por Bell,só foi ligado nos anos 40. Era o local ideal para quem,prescindindo das mordomias da Corte apenas queria viver o seu Amor,porém, na vila,antiga sede de concelho haviam bastantes carências  O jovem apaixonado com altos níveis culturais em vários campos pôs a sua elevada competência ao serviço do Povo,a jovem com conhecimentos médicos e de enfermagem foi de extrema dedicação para  ajudar os pobres e doentes,sobretudo no tempo da pandemia em 1919 e 1920,onde raras foram as  casas onde não houveram mortes,eram gripes com bastante contágio e dificuldade de tratamento,os antibióticos só seriam inventados anos depois.Uma das faculdades do jovem eram os conhecimentos da Musica,tendo criado uma Escola e formado uma Banda nos anos 30. Este casal foi um feliz raio de Sol que durante muitos anos iluminou a nossa vila e cuja recordação ainda perdura nas memórias dos que os conheceram. Eu tive essa felicidade.Obrigado ao Amor impossível que trouxe para esta terra,no tempo ignorada,dois jovens que tanto de importantes foram para Alvalade.
Esta foi a História de Amor Feliz,Romeu e Julieta,Pedro e Inês,uma  ficticia,outra real são os amores trágicos.
Para não ferir sensibilidades a nossa história,verídica não cita nomes nem profissões,destina-se a recordar e agradecer,onde estiverem as personagens perdoam e certamente agradecem quem não os esqueceu




4 comentários:

  1. Mais uma vez gostaria de o congratular por este espaço!!
    Como é delicioso ler os seus registos... e especialmente esta história de amor, que nos reporta a tempos mais antigos...

    Parabéns pela sua iniciativa e apesar de não o conhecer pessoalmente, gostaria também de o felicitar por este um dia tão especial!!!

    Cilita (colega da Virgínia)

    ResponderEliminar
  2. pai
    adoro ler as histórias que escreve com elas muito aprendo sobre a terra em que vive e que me viu nascer.
    Neste dia, tão especial, quero dar-lhe os parabéns por o seu aniversário, por ser um pai tão especial e amigo(não só para mas também para as minhas filhotas), e por ser um grande HOMEM e um grande DECMOCRATA.
    beijinhos grandes da sua filha
    maria virgínia

    ResponderEliminar
  3. Caro Tio,
    Também eu quero felicitá-lo por esta iniciativa, que vem apenas confirmar as suas excelentes capacidades de comunicação, cultura geral bem acima da média, visão e entusiasmo pela vida e vontade de estar sempre actualizado no tempo. Um grande abraço e muitas felicidades!
    João Garcia

    ResponderEliminar
  4. Já tinha tido o prazer de ouvir esta história, através da sua voz, e foi com prazer que a pude reler agora. Mesmo com o cuidado de não transmitir informações sensíveis, que possam ferir susceptibilidades, é uma história que merece ser contada e transmitida através do tempo. Quem saiba, um dia não a vejamos imortalizada em livro.

    ResponderEliminar