sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

VALORES ALVALADENSES-CARMO CANDEIAS

CARMO CANDEIAS
Maria do Carmo Candeias é uma alvaladense que conheço desde os tempos da escola primária,frequentava a Papelaria Nobre,única Casa onde se vendiam Livros e todos os artigos escolares.Já adulta, foi viver para a bela cidade de Setúbal.Contemplando 
a beleza da cidade do Rio Azul e dos Golfinhos dedicou-se á Pintura,mas sentindo que era uma cidade de grandes Poetas,como o sarcástico BOCAGE,o romântico SEBASTIÃO DA GAMA,o poeta da Arrábida e o popular CHICO DA CANA(autor de "Onde é que existe um Rio Azul igual ao meu"). Cidade que tem um Núcleo de Poesia,também despertou o seu instinto poético e escreveu:

     Desabafo da minha
     alma a chorar,
     sentindo a penúria
     da fome a culminar!
     Nas gentes...dum Povo
     que mendiga comer...
     sem esperança de os poder,
     amenizar

     País!...
     farto de injustiças e dor,
     gritos se ouvem em desespero,
     a reclamar...
     aís de eloquência,falta de amor,
     visões cruéis de ignorância,
     a fulminar

     Gente poderosa
     assim o quer permitir,
     cravam espinhos e rasgam corações,
     deste viver
     Nela ...há abismos de vivência a sentir
     Desfalece o Povo...na penumbra,
     do nada...ou pouco ter

     Senhor!
     acordai...esta gente de má fé...
     impõe a tua bondade!...
     nas Leis feitas por homens sem rumo,
     Daí a Paz... a esta humanidade,
     destruindo o mal a que ela se faz!...
     acaba com o conteúdo do mau governar,
     E com o sofrer pelas...desigualdades,
     deste país...e de todo o Mundo


Jraposonobre@hotmail.com
A LUA EM QUARTO MINGUANTE,DE CARMO CANDEIAS

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

INAUGURAÇÃO DA "ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS DE ALVALADE"

Decorreu hoje,quarta feira,28.a inauguração oficial da "Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de Alvalade",com a presença do Snr. Ministro da Solidariedade,Emprego e Segurança Social,Dr, Mota Soares,Presidente da Camara Municipal de Santiago de Cacém,Dr. José A. Bejinha,Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade,Snr. Rui Madeira,Snr. Bispo de Beja D.Antonio Vitalino,Pároco de Alvalade,Francisco Sales,Presidente do Crédito Agrícola da Costa Azul,Snr. Jorge Nunes,Deputado Dr. Pedro do Ò Ramos,Arqº Carlos Matos,autor do projecto,representante da firma construtora e da fiscalisação 
Também compareceram o Pintor Alvaladense,Engº Antonio Saiote,D.Maria Dores Amado,que colaborou com a Casa de Povo na angariação de fundos,com a venda de centenas de livros "Para Alvalade,com amor" e na organização de espectáculo de Poesia e Fados. O Povo de Alvalade e Alvaladenses ausentes também estiveram em grande número.A magnífica Obra impressionou agradavelmente,pela qualidade do projecto,funcionalidade dos equipamentos,nada foi esquecido para que os futuros utentes beneficiem de excelentes condições nos ultimos anos de suas vidas,foi também elogiado o bom gosto na escolha de mobiliários.
Para marcar esta inauguração a Casa do Povo oferece no próximo sábado,dia 31, uma Grande Festa Popular a toda a população com Churrasco,organizado pela Comissão de Apoio à construção da Obra. Comissão que bastante se esforçou para conseguir ajudas e é credora do agradecimento do Viver Alvalade e de todos os Alvaladenses

Jraposonobre@hotmail.com


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ASSUNTOS ACTUAIS

LAR DE IDOSOS DE ALVALADE
Conforme lemos em prospectos afixados em locais publicos, será amanhã inaugurado oficialmente o Lar de Idosos de Alvalade,com a presença do Snr. Ministro da Segurança Social,Snr. Bispo de Beja,Snrs. Presidentes da Camara Municipal de Santiago de Cacem e Junta de Freguesia de Alvalade.
                                                       .
KATIA GUERREIRO
O Snr. Presidente da Republica vai condecorar vários artistas do Fado que têm honrado o país em actuações em muitos países,onde o Fado se tornou mais conhecido após a UNESCO  considerar Património Imaterial da Humanidade,entre os quais Katia Guerreiro,Ana Moura,Carminho e Ricardo Ribeiro.
ANTONIO CHAINHO.

O genial Guitarrista Antonio Chainho,natural do nosso concelho,está a comemorar 50 anos de uma carreira recheada de grandes êxitos,como acompanhante de grandes fadistas e a solo.
CARLOS DO CARMO

A RTP Memória recordou ontem á noite um grande espectáculo no Casino Estoril,em 1991,de Carlos do Carmo,que após acidente sofrido em França,regressou á actividade. Durante 2 horas,Carlos encantou as centenas de admiradores que enchiam a Sala Preto e Prata.
Assim o Viver Alvalade vai comunicando aos seus amigos os factos que consideramos relevantes a nível geral ou local.

Jraposonobre@hotmail.com

domingo, 25 de janeiro de 2015

ACTUALIDADES

CORAL ALENTEJANO DA CASA DO POVO DE ALVALADE
É hoje posto á venda o DVD do filme ALENTEJO,ALENTEJO,um documentário de S. Tréfaut,
realizado depois da UNESCO considerar o Cante
Alentejano "Património Imaterial da Humanidade" e já exibido por todo o país.

O HOLOCAUSTRO
Faz 70 anos que terminou a 2ª Grande Guerra Mundial,fim do Holocaustro que dizimou centenas de vítimas inocentes do nazismo de Hitler. Pelos jornais e rádio acompanhamos as atrocidades dos campos de concentração na Polónia e na Alemanha
factos que foram inesquecíveis para quem viveu nessa época. Vários filmes depois mostraram os horrores,mas um ficou na memória e temos em DVD,o Pianista.
Nazismo e Fascismo nunca mais... 

SIVIA ALBERTO
Assistimos hoje a mais uma excelente entrevista de SILVIA ALBERTO,filha e neta de Alvaladenses. No palco do Teatro Nacional D. Maria II,tendo como fundo a Plateia e Camarotes do mais belo Teatro português,no programa SÓ VISTO da RTP 1, entrevistou o actor Virgílio Castelo com perguntas de interesse e actualidade só ao alcance de uma boa profissional.Muito bem,Sílvia.
Antes de terminar estas informações da actualidade o Viver Alvalade regista as baixas temperaturas que estão a senti-se aqui no interior do Alentejo,provocando as constipações e gripes que afectam os mais idosos.

Jraposonobre@hotmail.com

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A ARTE,OS ARTISTAS E ANTONIO ALEIXO

PINTOR ENGº ANTONIO SAIOTE

O ALENTEJO-OLEO DO ENGº ANTONIO SAIOTE
Ao contemplar a beleza das telas do Engº Antonio Saiote,ou da amiga Carmo Candeias,ou ainda da prima sineense Ana Maria Campos,ou ao ouvir a magnífica música da Profª Maria Adélia Candeias,através do seu acordeão,estou perante a Arte de que foram dotados . Recordo o Poeta popular Antonio Aleixo  que escreveu:

                            Ser artista é ser alguém!
                            Que bonito é ser artista
                            Ver as coisas mais além
                            Do que alcança a nossa vista!

                            A arte é força imanente,
                            Não se ensina,não se aprende,
                            Não se compra,não se vende,
                            Nasce e morre com a gente
Jraposonobre@hotmail.com

MARIA ADÉLIA BOTELHO CANDEIAS-ACORDEONISTA E PROFESSORA
Decorei estas quadras de Aleixo há muitos anos,não mais as esqueci.Tanta verdade em tão poucas palavras,também foi um grande artista.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

GASTRONOMIA DO LITORAL ALENTEJANO-INICIATIVAS DA CAMARA MUNICIPAL DE SANTIAGO DE CACEM


O Viver Alvalade tem o prazer de divulgar a feliz iniciativa da Camara Municipal de Santiago de Cacém, a promoção da ENGUIA da Lagoa de Santo André,a melhor do país. È prato da nossa preferência que já degustamos em várias regiões, e as melhores são da Lagoa de Santo André. O Snr. Presidente da Camara,Dr. Bejinha esteve hoje na RTP 1,programa HÀ TARDE a divulgar o evento.
PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE SANTIAGO DE CACEM


Aproveitamos para anunciar o III Festival de Sopas que irá decorrer em 7  de Fevereiro de 2015 no Pavilhão de Feiras de Santiago do Cacem,pelas 18,30,com entradas livres. È uma excelente oportunidade de conhecer as boas sopas do Litoral Alentejano,onde se cultivam os melhores hortaliças.

Jraposonobre@hotmail.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

ARTES PLÁSTICAS-ARTISTAS AMADORAS DE ALVALADE E SINES

CARMO CANDEIAS
Carmo Candeias,uma Alvaladense a residir em Setúbal,além de Poetisa,também tem magníficos trabalhos na Pintura. Entre vários que tem colocado no Facebook  escolhemos a pintura a óleo que está acima onde a cor predomina,como um arco-iris.
A nossa freguesia,tão antiga,tem sido berço de Grandes Valores Culturais que são o nosso orgulho.

A SINEENSE ANA MARIA CAMPOS
Ana Maria Campos,é nossa prima,nasceu em Sines,vive nos arredores de Lisboa,vai frequentemente á nossa terra natal e aproveita para levar os pincéis,a tinta e as telas para que, o que seus olhos vêm, sejam guardado,através da sua vocação para as Artes Plásticas.Tem várias obras,mas escolhemos esta,com a estatua de Vasco da Gama,o caminho junto ao Castelo e o nosso belo Mar azul da Costa Alentejana.

SINES,ESTATUA DE VASCO DA GAMA E O MAR,TRABALHO DE ANA MARIA CAMPOS
Jraposonobre@hotmail.com

LAR PARA IDOSOS DA CASA DO POVO DE ALVALADE

ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS DE ALVALADE                                             

No site da Casa do Povo de Alvalade soubemos que está aberta desde o dia 19 de Janeiro a inscrição para utentes da ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS DE ALVALADE.
Os interessados deverão marcar atendimento com o Snr. Presidente da Direcção da Casa do Povo por e-mail,ou pelo telefone do Centro de Dia, 269590080,sendo depois avisados do dia e hora. Nesse atendimento serão informados das condições previstas para a admissão de idosos.
Desde Dezembro de 2014 que nos demitimos dos cargos que durante 16 anos exercemos nos Corpos Gerentes da Instituição,mas consideramos um dever do Viver Alvalade informar os nossos leitores desta comunicação da Casa do Povo,até porque desde o ínício desta importante Obra fomos dando conhecimento da sua evolução. Com o novo Centro de Dia  em funcionamento há cerca de 10 anos,o Apoio Domiciliário,em algumas situações 7 dias por semana,Loja Social,Creche Infantário e Banco Alimentar,Alvalade com a abertura do Lar de Idosos,dispõe de todos os Apoios Sociais possíveis,que a Casa do Povo,equiparada a IPSS,com uma equipa de dirigentes activos,presidida pelo Snr. Luis Martins da Silva,excelentes funcionários,coordenados pelas Drªs. Lénia Machado,Patricia Capela, Isabel Vitoriano e Isabel Silvestre na Secretaria ofereceu aos Alvaladenses. Também é de salientar a eficiente colaboração de Voluntárias e do Grupo de Apoio á construção do Lar de Idosos,que em várias actividades conseguiram dezenas de milhares de Euros para ajudar os elevados custos. Finalmente é de elementar justiça referir o apoio do Crédito Agrícola da Costa Azul e do seu Presidente e nosso bom amigo,Snr. Jorge Nunes.


Jraposonobre@hotmail.com

SEDE DA CASA DO POVO  DE ALVALADE

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

POETAS POPULARES

Ao  falar de Poetas Populares,temos de citar o que consideramos o mais importante de todos,ANTONIO ALEIXO,algarvio de Loulé,mas o que contamos a seguir justificam a razão porque o Viver Alvalade  lhe dedica a presente mensagem.
Entretanto,queremos informar que António Aleixo,cauteleiro e guardador de gado,cantor de feira em feira,não sendo totalmente analfabeto,não era capaz de escrever com correcção,mas os seus versos são de uma amarga filosofia,aprendida na escola impiedosa da vida,que nos impressionam. Ficaria para sempre limitado ao Algarve se um Professor de Coimbra,em férias nas quentes praias algarvias,
Dr. Joaquim Magalhães,seu grande amigo,impressionado pela sua inigualável arte poética,não reunisse o que escrevia e não promovesse a sua divulgação a nível nacional.
Agora o motivo do interesse do Viver Alvalade na história de António Aleixo. Um alvaladense,Domingos Amareleja foi viver para o Algarve e abriu um pequeno Café em Olhão,junto da Lota do Peixe,Aleixo era visita frequente vendendo cautelas e bebendo uns cálices,eram amigos, o poeta com suas quadras cativava quem com êle convivesse. Um dia estava sentado numa mesa a tomar uma bebida,mal vestido,como sempre,entraram para tomar uns cafés, dois indivíduos,bem vestidos,de gravata,um disse para o outro "cuidado,pá,está ali um ladrão",vendo o Aleixo numa mesa. Aleixo ouviu e escreveu as seguintes quadras :
                               Sei que pareço um ladrão...
                               Mas há muitos que eu conheço
                               Que,sem parecer o que são,
                                São aquilo que eu pareço

                                Enquanto o homem pensar
                                Que vale mais que outro homem,
                                 São como os cães a ladrar,
                                 Não deixam comer,nem comem

O Domingos que voltou a Alvalade,onde faleceu,contou-me várias vezes esta e outras histórias do Aleixo,com quem conviveu durante anos

Jraposonobre@hotmail.com











                                

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

50.000 VISUALIZAÇÕES


Iniciado em 2011,o VIVER ALVALADE ultrapassou as 50.000 Visualizações,graças ao interesse nos assuntos da sua terra que muitos Alvaladenses,e não só,residentes e ausentes no país e estrangeiro,demonstraram. Obrigado a todos !
Procuramos agradar escrevendo sobre acontecimentos a que assistimos durante os 80 anos de vida nesta agradável vila alentejana,recordamos as actividades do Cinema Alvalade nos anos 60 e 70 do Sec. XX,destacamos os grandes Valores nascidos ou oriundos de Alvaladenses,nas áreas culturais,da Musica,da Poesia,da Literatura,das Artes Plásticas e da TV,mas sempre atentos aos acontecimentos de actualidade do interesse nacional,ou do nosso Alentejo,como foram o Fado e o Cante Alentejano na conquista de Patrimónios da Humanidade.Citamos várias vezes o apoio Social prestado pelas Valências da Casa do Povo,Centro de Dia,Apoio Domiciliário,Infantário O Comboio e ultimamente o Lar para Idosos que em breve vai abrir,nunca misturando as funções que desempenhamos, até fins de 2014,nos Corpos Gerentes,durante 16 anos,como Presidente da A. Geral e Vice-Presidente.
Salientamos que cerca de 20% das visualizações são de países onde há portugueses da nossa região,de todos os Continentes,com grande  destaque para os Estados Unidos da América,Rússia e países da Europa Central,França,Alemanha,Suiça e Luxemburgo,de Africa,com destaque para Angola e também do Brasil.
Um agradecimento especial ao Dr. Luis Pedro Ramos,administrador do Alvalade.info,onde recolhemos algumas informações,e foi veículo para muitos dos nossos leitores chegarem ao VIVER ALVALADE,como consta nas estatísticas deste Blogue. 
Os nossos sinceros agradecimentos e a promessa de continuar.

Jraposonobre@hotmail.com

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

VALORES ALVALADENSES-SILVIA ALBERTO

Não tendo nascido em Alvalade,SILVIA ALBERTO é filha e neta de bons Alvaladenses pelo lado materno,seus avós,nossos amigos,já falecidos,foram utentes do Centro de Dia da Casa do Povo de Alvalade.
Ontem ,na sessão comemorativa do Centenário da Federação Portuguesa de Futebol,no Casino Estoril,e na presença das maiores personalidades mundiais do desporto Rei, SILVIA ALBERTO fez,com Carlos Daniel,a apresentação do evento,muito bem vestida,com grande eficiência e dinamismo,foi simplesmente brilhante,em contacto com os melhores futebolistas nacionais e os Presidentes da FIFA e da UEFA,justificando a confiança que a RTP nela depositou para tão importante evento que foi visto em directo em quási 200 paises. È com imenso prazer que o VIVER ALVALADE saúda SILVIA ALBERTO que tanto dignifica os Valores nascidos,ou oriundos da nossa medieval vila.Recordamos, com emoção, a alegria de sua avó Natércia quando no Centro de Dia lhe levavamos fotos da sua querida neta que recortavamos das Revistas,ou jornais.

Jraposonobre@hotmail.com
O BOM PÃO ALENTEJANO DE QUE SILVIA MUITO GOSTA


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE EM ALVALADE


Desde a transferência do Dr. Antunes para Santiago de Cacém,depois de durante  vários anos prestar uma boa assistência no Posto de Saúde da nossa freguesia,estivemos algumas semanas  
sem que a vaga fosse preenchida. Há alguns meses foram colocadas duas médicas cubanas com atendimento 3 vezes por semana,o que era insuficiente para uma população de cerca de 2.500 utentes,com grande percentagem de idosos. Em Junho de 2014 assistimos no Posto a marcação de consulta para Outubro...Nesse dia o Viver Alvalade fez uma mensagem,no seguimento de outras,em que denunciamos a situação e enviamos fotocópia ao responsável concelhio dos Serviços Dr. Rui Calado  que nos respondeu informando que tinha conhecimento do facto e que seria resolvido logo que fosse possível. Agora que foi colocado o Dr. Mykel Castillo,também de nacionalidade cubana,país onde a medicina está muito evoluida ,com atendimento nos 5 dias úteis da semana,com marcações dentro de 8 a 10 dias,o Viver Alvalade considera que o problema foi  resolvido,melhoria que agradecemos.
Entretanto,foi aposentada a funcionária administrativa,D. Maria José que durante várias décadas prestou eficientes serviços.Foi colocada D. Paula Varela que amavelmente atende os utentes que diariamente recorrem aos Serviço Nacional de Saúde.É nosso dever criticar o que está mal e enaltecer o que consideramos bom.Sabemos que as autarquias,de freguesia e concelho também se interessaram para que se melhorasse a assistência médica em Alvalade.Obrigado a todos.

Jraposonobre@hotmail.com

domingo, 11 de janeiro de 2015

O TERRORISMO NA EUROPA

FRANCISCO MOITA FLORES
O conhecido escritor Alentejano,ex-autarca,Francisco Moita Flores, publicou um artigo de fundo no jornal CORREIO DA MANHÃ de hoje acerca dos lamentáveis e funestos acontecimentos em França onde perderam a vida pessoas inocentes por exercerem actividades próprias da Democracia e da Liberdade de expressão,outras vítimas por estarem nos locais dos acontecimentos.O artigo intitula-se EUROPA TERRORISTA,donde retiramos os seguintes parágrafos: 
A quadrilha que vai liderar a manifestação de Paris prostituiu a Europa,matou os projectos de Vida.Os Presidentes,os primeiros-ministros e outros acólitos que hoje desfilam em França em defesa da Liberdade de expressão são os seus carrascos.Nunca leram o "Charlie Hebdo" Apenas bebem as palavras de Merkel.São como os assassinos que nunca viram o Corão,muito menos o estudaram, e matam em nome do Profecta.Esta quadrilha quis emigrantes para a mão de obra escrava e desprezou o valor do trabalho.Desprezou o emprego.Desprezou a escola e a educação.Atirou para a fome e para a ruina milhões de desgraçados.Mas pior do que isto,a Europa cínica que hoje habitamos matou a Europa de Monet. E as maiores vítimas até são muçulmanos,ÓDIO porque lhes prometeram sonhos e lhes entregaram um imenso vazio.È esta a Europa cínica e canalha que aceitou o apelo de Hollande e vai fazer de conta que é amiga da Liberdade de expressão.
Os crimes que foram cometidos atingindo inocentes que apenas usavam a Liberdade de expressão,não tem perdão,mas é bom que meditemos nas sábias palavras de Moita Flores.
Obs, Estamos a ouvir na RTP,no final do desfile,um comentário que vai no mesmo sentido do que o Moita Flores escreveu e que o Viver Alvalade vos transmitiu.
Jraposonobre@hotmail.com

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

QUEM DISSER O CONTRARIO É PORQUE TEM RAZÃO-Novo êxito literário de MÁRIO DE CARVALHO

O novo livro do Dr. Mário de Carvalho,QUEM DISSER O CONTRÁRIO É PORQUE TEM RAZÃO,posto á venda em Setembro último,constituiu enorme êxito vendas,tendo atingido em apenas 3 meses a 3ª edição,facto raro no nosso país e só possível para obras de alto valor que agradam ao público e á critica. O Viver Alvalade assinala com êste acontecimento por se tratar dum filho e neto de ilustres famílias Alvaladenses,Martins de Carvalho pelo lado paterno e Fradinho pelo lado materno. Escritor consagrado,com a sua vasta obra traduzida e editada em vários países,tendo já recebido vários Prémios  em Romance e Conto.
De salientar que sua filha ANA MARGARIDA DE CARVALHO no primeiro Livro que publicou,QUE IMPORTA A FÚRIA DO MAR,ganhou o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores,em 2014. Quem sai aos seus...


ESCRITORA ANA MARGARIDA DE CARVALHO
Jraposononre@hotmail.com
ESCRITOR DR. MÁRIO DE CARVALHO

domingo, 4 de janeiro de 2015

DIA DE REIS

O Dia 6 de Janeiro é dedicado aos 3 Reis Magos. Vieram do Oriente,segundo São Mateus,conduzidos por uma Estrela brilhante,para a Cidade de Belém,local de nascimento do Menino Jesus,trazendo presentes  (mirra,ouro e incenso),o ouro representa a realeza,a mirra a pureza e o incenso a Fé. Eles possuíam poderes e dons divinos e representavam o reconhecimento de Jesus pelos Povos da época. Em Espanha e países sul-americanos é no Dia de Reis que se fazem as ofertas,que nos nossos hábitos são feitas pelo Pai Natal na noite de 24 de Dezembro. Já assistimos á Noite de Reis em Madrid,onde desfilavam pelas ruas principais Carros alegóricos oferecendo Brinquedos ás crianças,terminando na Praça Maior com magnifico espectáculo musical. No Brasil há várias Festas de folclore,e grupos de pessoas passam de casa em casa pedindo presentes e cantando músicas típicas,hábito levado pelos colonizadores portugueses e espanhois para os países Sul-Americanos. A todos os nossos amigos desejamos um Dia de Reis feliz e não se esqueçam de comer uns Bagos de Romã para que o dinheiro não falte,nas bolsas,ou nas contas bancárias.

Jraposonobre@hotmail.com