sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

VALORES DE ALVALADE-POETA E ESCRITOR EDUARDO OLIMPIO



Mais uma vez o Viver Alvalade dedica mensagem a EDUARDO OLIMPIO,pelo seu 81º Aniversário,Tivemos grande intimidade,vivia no local onde hoje é a Casa Cebola,eu era empregado na Loja do Snr. Inácio Cortes,hoje Café Sitio Certo do Alexandre e da Aliete, Sua irmã Alcide que o ajudou a criar por doença e morte prematura de sua mãe,trabalhava no atelier de Costura de Fato de homem de minha mãe.Mais tarde foram viver para Santiago de Cacém,onde o pai trabalhava em Carpintaria.Ainda jovem foi viver para  os arredores de Lisboa,onde estudou,mas nunca esqueceu a sua terra,como se vê nos seus trabalhos Tem uma vasta Obra Literária,destacamos a Novela ANTONIO DOS OLHOS TRISTES e o romance  ERAMOS OITO NA PENSÃO CELESTE,algumas das suas Obras foram obrigatórias para os cursos liceais de Português.A sua POESIA  é tão importante que o incluem entre os melhores Poetas Portugueses.Escreveu poemas para um dos melhores LPs de Paco Bandeira A Casa do Povo de Alvalade já lhe prestou merecida Homenagem,em conjunto com os Escritores Dr. Augusto Deodato Guerreiro e Domingos Carvalho Do seu famoso livro de Poesia ENLOUQUEÇO AMANHÃ,que nos ofereceu com dedicatória,abrimos ao acaso e lemos.


FLORBELA


Eu canto tuas espáduas verdes

Fossem elas lilás,canta-las-ia
como o Sol quando alimenta a Noite,
ou como a Lua quando destapa o Dia


Eu canto o teu dorso de flanela

Mas se de cambraia fosse cantá-lo-ia
como um clarim de carne no meu sexo
acendendo o silêncio da Poesia.


Um soneto,um soneto do teu ventre,

de tão nascente,morria.                   






jraposonobre@hotmail.com

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PINTOR ALVALADENSE ENG ANTONIO SAIOTE

PINTOR ENG. ANTONIO SAIOTE

O MAIS RECENTE TRABALHO

AMANHECER
PASTOR LEVA O GADO PARA A PASTAGEM
CEIFEIROS
Mostramos hoje alguns trabalhos do já consagrado Pintor Alvaladense Eng. ANTONIO SAIOTE,representado nas mais conhecidas Galerias de Arte e cuja Obra é em grande percentagem dedicado ao Alentejo,onde nasceu. Que tenha longa vida com saúde, para nos oferecer a sua bela Arte, são os desejos do Viver Alvalade e de todos os Alvaladenses.

Jraposonobre@hotmail.com

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

RECORDAÇÕES DO CINEMA ALVALADE-OS FILMES ITALIANOS



GIANNI MORANDI
 O Viver Alvalade volta a  recordar os anos 60 e 70 do Sec.XX  quando todos os fins de semana haviam motivos de interesse no nosso Cinema.Falamos hoje do Cinema Italiano.Em anterior mensagem citamos os Dramas que ficaram na memória de todos FILHOS DE NINGUEM,ANJO BRANCO DRAMA NO ARROZAL e outros.Hoje referimos as Comédias musicais que as jovens adoravam e se comoviam com a bela voz de  GIANNI MORANDI  em filmes como NÃO SOU DIGNO DE TI, ou DIZ COMO TE AMO.Tambem recordamos 
RAFAELLA CARRA,RITA PAVONI,SERGIO ENDRIGO e 
DOMENICO MODUGNO,com VOLARE
                                                  
                                                                          
RAFAELLA CARRA
Os fins de semana animavam a nossa terra,por vezes os Bailes da Casa  do Povo,sobretudo em datas especiais.O Cinema Alvalade se não trazia bons Filmes realizava Espectáculos de Variedades com os melhores Artistas da TV,Rádio e Cinema.Os nossos fins de semana em S.Torpes eram interrompidos a meio da 
RITA PAVONE
tarde de Domingo para os nossos compromissos no Cinema,que faziamos com a maior satisfação quando os nossos espectadores saiam felizes,quantas vezes com 
"uma lágrima ao canto do olho" que exprimia emoção e alegria. Era o nosso Prémio.Os Italianos construiram em Roma os melhores Estudios da Europa,o CINECITTÁ.,que os Americanos aproveitaram para produzir os Grandes Filmes Históricos,como BEN-HUR ou DEZ MANDAMENTOS.
As jovens desse tempo são hoje senhoras de 50,60 ou 70 anos que certamente não esqueceram e,,como
nós,lamentam que o "seu" Cinema e a Esplanada seja hoje 
aquilo que todos vemos. O mesmo conceito dessa época hoje seria impossivel,mas um espaço cultural para todas as idades é URGENTE

Jraposonobre@hotmail.com

domingo, 26 de janeiro de 2014

ALVALADENSES EM DESTAQUE NA MUSICA

OS  ARA

CATARINA NARCISO
Os ARA estiveram em directo na RADIO MIRÓBRIGA  onde se exibiram com grande agrado,no passado domingo. Hoje o programa Sons da Terra voltou a transmitir a musica deste novo Grupo de Alvalade.
No mesmo programa podemos ouvir a consagrada Catarina Narciso que há poucos dias festejou os 20 anos de carreira como acordeonista-vocalista,
como o Viver Alvalade citou.
Hoje também assistimos ao programa da RTP 1 SO VISTO apresentado por SILVIA ALBERTO,filha e neta de Alvaladenses e que é considerada uma das mais  competentes apresentadoras de TV no nosso país. E sempre com prazer que assistimos aos êxitos dos Alvaladenses nas áreas culturais,onde a Musica é tão importante.Parabéns a todos.

Jraposonobre@hotmail.com
SILVIA ALBERTO

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

VALORES ALVALADENSES-DESPORTO

TREINADOR DE FUTEBOL  RUI  BENTO
Não nasceu em Alvalade,mas é filho e neto de Alvaladenses.Seu avô,saudoso Joaquim Calapez, foi o guarda redes do Sport Clube Alvaladense,cujas camisolas eram do Olhanense,o clube,ligado á Sociedade Recreativa Alvaladense,onde fui dirigente,foi extinto,surgindo anos mais tarde o Futebol Clube Alvaladense,de quem fui um dos Fundadores. Ainda recordo os jogos do Campo do Porto Beja,o Calapez tinha muitas fãs,quando fazia uma das suas boas defesas,as moças gritavam "E Calapez dum C.....
Vem isto a propósito da notícia que hoje ouvimos, do Rui Bento,agora treinador,ter sido contratado por um dos principais Clubes de Banguecoque,capital da Tailândia,para Treinador. Depois notável carreira de jogador,no Boavista,Benfica e Sporting e de integrar a nossa selecção,seguiu a actividade de Treinador,já treinou em Portugal,indo agora para a  magnifica Tailândia,pais de beleza inigualável ,um dos mais visitados pelos turistas Europeus e Americanos. Parabéns Rui,que sejas Feliz nesta nova etapa tua carreira,são os desejos do Viver Alvalade

Jraposonobre@hotmail.com

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

RECORDAÇÕES DO CINEMA ALVALADE

Voltamos hoje a escrever sobre o Cinema Alvalade por motivos bem tristes,faleceu hoje,após doença prolongada o último dos Projeccionistas,João Raposo.
Quando o Cinema iniciou a actividade,foi instalada uma excelente Projectora Philips,sendo seu operador Francisco Guerreiro,tio do Proprietário Antonio Eduardo,tendo como ajudante Antonio Vargas.Quando,dois anos depois, o Antonio Eduardo foi residir para o Algarve, tomei a responsabilidade da sua actividade,em sociedade com o Francisco Guerreiro,êste como responsável técnico,ficando a meu cargo a Gestão, que durou 15 anos. Poucos anos depois foram os irmãos Raposo,Joaquim e João que assumiram toda a responsabilidade da Projecção que exerceram sempre com zelo e sentido de responsabilidade.Todas as pessoas que referi faleceram,o João hoje.
Entre os colaboradores,noutras funções,ainda vivem o Bilheteiro,Adalcino Fernandes,o Porteiro Joaquim Almeida e José Ramos,que tendo Cartão Profissional foi para Lisboa trabalhar na Lusomundo,a maior Empresa de Exploração de Cinemas do país. No meu caso pessoal fui Gestor,contabilista,Apresentador de Espectáculos de  Variedades,Porteiro,arrumador,Vendi bilhetes,apenas nunca trabalhei na Cabine de Projecção. Á família do João Raposo,o Viver Alvalade apresenta Sentidas Condolências.

domingo, 19 de janeiro de 2014

BONITA HOMENAGEM PELOS 20 ANOS DE CARREIRA-PARABÉNS CATARINA

CATARINA NARCISO  mereceu a bonita Festa que ontem se realizou no Salão de Festas da Casa do Povo de Alvalade,de cujos Corpos Gerentes CATARINA faz parte. Houve muita musica de colegas e amigos,boa comparência de publico,foi um dos mais animados  Bailes  dos últimos anos, para comemorar os seus primeiros 20 anos de actividade conseguida com muita dedicação á Arte que em boa hora escolheu,é realmente uma boa Acordeonista e Vocalista. O Viver Alvalade tem vindo a destacar os alvaladenses que se destacam nas várias áreas da Cultura,vem gostosamente incluir CATARINA NARCISO no momento dos seus 20 anos de carreira recheada de êxitos nos vários palcos onde regularmente se exibe.A Casa do Povo beneficiou de interessante Receita,tão necessária para as actividades sociais que exerce.A Festa começou pelas 15 H e terminou já na madrugada de Domingo,podendo continuar e não ocorressem constantes cortes na energia elétrica,devido ao mau tempo.

Jraposonobre@hotmail.com
CATARINA NARCISO NO INICIO DA CARREIRA

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

CATARINA NARCISO - 20 ANOS DE CARREIRA - 2



CATARINA NARCISO
GRUPO CORAL DO CENTRO DE DIA DA CASA DO POVO DE ALVALADE
E no proximo sabado,dia 18,pelas 15 H. no Salão de Festas da Casa do Povo de Alvalade que  se realiza a Homenagem a CATARINA NARCISO pelos seus 20 Anos de Carreira,cheia de êxitos.Todos vamos estar presentes.
Jraposonobre@hotmai.com
-

domingo, 12 de janeiro de 2014

CATARINA NARCISO - 20 ANOS DE CARREIRA

CATARINA NARCISO E O SEU ACORDEÃO

A Acordeonista Alvaladense CATARINA NARCISO  festeja 20 anos de carreira no sábado,dia 18,pelas 15 H no Salão de Festas da Casa do Povo de Alvalade.Vão estar presentes e actuar muitos dos seus colegas,Grupos Corais e Instrumentais e o Grupo genuinamente Alentejano do Centro de Dia da Casa do Povo. Vai ser uma bela Festa para consagrar uma carreira sempre de sucesso em sucesso e grande dedicação á arte que em boa hora escolheu. O Viver Alvalade agradece o Convite,mas estaríamos sempre estar presentes,salvo qualquer imprevisto,para na qualidade de Presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo,com os todos os membros dos Corpos Gerentes disponíveis,gostosamente, prestar homenagem a CATARINA que tantas vezes alegrou as Festas da Casa do Povo e Centro de Dia.Desejamos que também festeje as Bodas de Prata,de Ouro e de Platina. Não é desejar demais,Eugénia Lima,já depois dos 90 ainda abre o acordeão.
CASA DO POVO DE ALVALADE

sábado, 11 de janeiro de 2014

CINEMA ALVALADE-FILMES MUSICAIS

RAPHAEL
MARISOL
Na ultima passagem do ano a TVE (Televisão Espanhola) logo após as 12 badaladas,apresentou um programa do famoso cantor RAPHAEL,cujos filmes enchiam sempre o Cinema Alvalade,recordamos QUANDO TU NÃO ESTÁS e RAPHAEL NA GRAN VIA.começou nos anos 60,vendeu mais de 50 milhões de discos,seus filmes foram exibidos em todo o Mundo.Na mesma época surgiu a maravilhosa MARISOL,depois de vencer o Festival da Canção da Eurovisão fez vários filmes,aqui exibimos UM RAIO DE LUZ e CORRE,CORRE CAVALITO,sempre com a maior satisfação dos alvaladenses


 Depois de citarmos artistas espanhois
PEDRO INFANTE E SUS MUCHACHAS

recordamos a magnifica voz e os bons filmes do Mexicano PEDRO INFANTE,
LA RANCHERA,ANGELITOS NEGROS e MI CARINHO. Os seus filmes eram por norma Casa cheia,muitas vezes esgotando a sala durante a semana anterior,tinha uma bela voz e os filmes eram sempre uma leve história de amor com final feliz. Para terminar continuamos no México para referir os MARIACHIS,grupo de excelentes cantores,com chapéus grandes e suas Violas. Os filmes normalmente contavam uma história passada num Rancho (Herdade),onde cantavam serenatas ás suas amadas,eram argumentos preparados para agradar ao publico de muitos paises do Mundo.Tempos em que Alvalade,através do seu Cinema,era referência positiva neste quási Litoral do Alentejo.

Jraposonobre@@hotmail.com
OS MARIACHIS


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

FALECEU UMA POETISA-NASCEU UMA ESTRELA NO CÉU

 Faleceu hoje a popular Poetisa Alvaladense Maria Jacinta Pereira Botica . Depois de ter vivido alguns anos em Moçambique,donde regressou após a descolonização.Escreveu poemas desde muito jovem que foi guardando,participou no Livro  "Para Alvalade,
com Amor".tem participação nos livros Alameda dos Poetas,Poeta é o Povo,Terras de Santiago e A nossa Antologia da Associação Portuguesa de Poetas,donde era a sócia nº 472.Foi várias vezes entrevistada por Rafael Correia para o programa "Um lugar ao Sul" que a Antena 1 transmitia aos sábados de manhã.Um valor da nossa freguesia.O Viver Alvalade apresenta Sentidos Pesâmes a sua Familia e transcreve um dos seus belos poemas:

                  ALVALADE,JÓIA DO MEU ENCANTO

                         Alvalade pérola perdida
                         do colar de uma princesa
                         que ao Alentejo dá vida
                         encanto,luz e beleza

                         Pérola do mais fino ouro
                         Jóia do meu grande encanto
                         És o mais belo tesouro
                         Que o Céu cobre com seu manto

                         Minha jóia preciosa
                         Continha do meu rosário
                         Minha princesa ditosa
                         Pano do Santo Sudário

                         Onde meu Povo sofrido
                         O suor do rosto secava
                         Enquanto vivia esquecido
                         Quando tanto trabalhava

                         Madrugada refrescante
                         Berço por Deus embalado
                         Alvalade será sempre
                         O nosso cantinho amado


Jraposonobre@hotmail.com

                          

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

DO CLÃ BICA BROTOU UMA POETISA

Tita Bica
Capa do livro de poemas
Nos finais do Sec. XIX,Joaquim Bica ocupou o cargo de Feitor da Herdade de Conqueiros,sita na margem direita do Rio Sado,casou com a Alvaladense Mariana Mendes.Tiveram 9 filhos e 27 netos.Julga-se que era originário da vizinha freguesia de Montes Velhos.Os filhos logo se destacaram pelo fisico imponente e atlético e pela nobreza de caracter,sendo uma família de respeito e espirito de solidariedade. Maioria dedicou-se á atividade de Empresários de Agricultura, Pecuária de Comércio e Industria.Foram influentes nas coletividades e instituições da freguesia,como fundação da Casa do Povo e construção da Sede atual.Entretanto,o Patriarca da Família tomou por arrendamento a Propriedade denominada Defesa.Com anos produtivos, foi adquirindo bens rusticos e urbanos  que quando do seu falecimento em 1925,foi herdados pelos filhos. Na gerações seguintes,com as Escolas e Universidades que foram surgindo no pais, já temos elementos do  clã Bica com Cursos Universitários médios e superiores.O núcleo principal foi sempre em Alvalade,mas uma parte importante foi para o concelho de Grandola,alguns para Lisboa,Ermidas,Tomar,Setubal e Portimão,Até há 5 anos organizaram-se Almoços da Família Bica que reuniam mais de 100 pessoas.Terminada a apresentação do clã Bica,o Viver Alvalade destaca uma Bica filha de um Alvaladense,mas nascida em Grandola,Tita Bica que exercendo uma profissão que todos muito respeitamos,a Enfermagem,ainda encontra tempo livre para  através do seu heterónimo LOU ALMA nos dizer:
"VersejAndo pelos caminhos da alma é uma viagem aos sentires,aos sentidos que podemos tomar,quando em frente ás bifurcações da vida,são necessárias escolhas para continuar o caminho".Terminamos com um poema escolhido ao acaso no Livro VersejAndo:
                     LEVANTA-TE LIBERDADE
                             Ruas apinhadas de gente,
                         um verso que tinha em mente,
                           mas que foi com a multidão...
                                Olho para o meu redor,
                          perco-me no majestoso torpor
                                 em que caiu a razão.
                             Movimentos sem sentido,
                              olhos sem brilho,vazios
                             Corações sem um motivo
                                        para lutar
                                   por um caminho
                                 Um grito pela cidade.
                               uma causa,uma vaidade...
                                      Acorda sociedade!
                                      Olha-te,sente-te,
                                     invade ruas e vidas.
                                     Levanta-te Liberdade

Jraposonobre@hotmail.com

sábado, 4 de janeiro de 2014

DIA DE REIS 6 DE JANEIRO

Os 3 Reis Magos nos seus potentes Camelos
Diz a Lenda,não há provas concretas,que vieram do Oriente os REIS MAGOS,Melchior,Rei da Pérsia,Gaspar,Rei da India e Baltazar,Rei da Arábia,para oferecer ao Menino Jesus,INCENSO,provando a realeza e MIRRA,a natureza Divina da Fé. Vieram nos seus imponentes Camelos. Se fosse hoje viriam em potentes Ferraris,ou Porches e ofereceriam Diamantes e Petróleo.
Em Portugal é tradição o Pai Natal oferecer Prendas,em Espanha as Ofertas são feitas no dia dos Reis Magos.Quando não havia reformas para os Idosos,uma conquista do 25 de Abril,nas crises das Guerras Civil de Espanha (1935/1938) e da 2ª Grande Guerra (1939/1945) grupos de necessitados cantavam "Janeiras" na Noite de fim de Ano e na véspera do Dia de Reis. Enrolados em capotes e xailes,para não serem conhecidos cantavam:

               Viva a dona desta casa
               Que é mulher honrada
               Mande dar a esmola
               Numa bandeja dourada

               Ainda canto mais esta
               Em louvor de S.Mateus
               A esmola que me deram
               Seja pelo Amor de Deus

Hoje,para manter a tradição,um Grupo de Utentes do Centro de Dia da Casa do Povo costumam cantar "Janeiras",sendo o produto recolhido para as várias atividades que a Instituição desenvolve
Jraposonobre@hotmail.com
Os Reis Magos entregam as prendas ao MENINO JESUS

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A COSTA ALENTEJANA EM PROGRESSO

Praia de Vila Nova de Milfontes

Tasca do Celso,restaurante distinguido
Iniciamos o ano de 2014 com uma noticia que nos preocupou,a redução do horário de funcionamento do Posto da GNR,em Alvalade. No entanto,acabamos de saber que a Revista "TRAVEL" da NATIONAL GEOGRAPHIC elegeu o ALENTEJO e a COSTA ALENTEJANA como destino obrigatório para Férias em 2014,em especial as Belas Praias de Vila Nova de Milfontes,suas Pastelarias,seus restaurantes e Hoteis. Assim, a Imprensa Internacional com maior divulgação,  recomenda o Alentejo,tanto das zonas históricas do interior,como as excelentes Praias que estão a poucas dezenas de Kilómetros de Alvalade,motivo porque o Viver Alvalade considerou de interesse para os Alvaladenses.

jraposonobre@hotmail.com

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A GNR EM ALVALADE

Neste primeiro dia de 2014 fomos surpreendidos por uma notícia que nos deixou tristes e preocupados : Que o Posto da GNR só estaria activo entre as 9 e as 17 H. para atendimento administrativo.
Tristes, porque temos especial carinho e admiração por esta importante Força de Segurança. Nascemos no Posto de Sines,instalado nessa época no Castelo,onde meu pai era Comandante do Posto,os meus primeiros amigos foram as praças que me mimavam,ainda me recordo os nomes de Palma e Frieza. Meu pai veio para Alvalade quando eu tinha 5 anos.Até aos 15 anos vivi junto do Posto,saimos devido a reforma de meu pai.Sempre senti o importante serviço prestado ás populações,na segurança e nos mais diversos apoios e auxílios aos que viviam nos locais mais isolados.
Quando ,após o 25 de Abril, fiz parte da Comissão Administrativa da Camara,também anunciaram a extinção do Posto .Pedimos para ser recebidos pelos responsáveis e fomos atendidos juntamente com o representante da Camara de Montijo que tinha o mesmo problema no seu concelho. Apresentamos ,com êxito, vários argumentos,como fazer arranjos nas instalações,o isolamento de vários locais da freguesia,Vale de Lobos,Bica Nova e outras,mas a mais importante foi a proximidade com a IC 1,que se mantém e cada vez com mais transito,devido ás portagens na A 2. Os arranjos fizeram-se,mais tarde a Camara voltou a fazer Obras em que trabalharam alguns soldados,estando hoje o Posto com condições aceitáveis. O Agrupamento de Escolas é um novo argumento. Mas se o problema for as intalações  existem em Alvalade edifícios públicos desocupados,como o antigo Escritório das Culturas Regadas e a Escola Primária,que com adaptações,têm espaço para um bom Quartel.A GNR formada com muitos jovens é necessária para manter a Ordem e Disciplina,além dos apoios a uma população cada vez com maior percentagem de Idosos. Certamente que a Junta de Freguesia e a Camara Municipal irão tomar as posições que se impõem para que a nossa freguesia continue a dispôr do Posto da GNR a tempo inteiro.

Jraposonobre@hotmail.com