sexta-feira, 31 de maio de 2013

NOVO CENTRO DE DIA DA CASA DO POVO DE ALVALADE-10 ANOS A PRATICAR O BEM

A Casa do Povo de Alvalade comemorou hoje o 10º aniversário do Novo Centro de Dia. Esta valência começara 18 anos antes na Sede da Instituição em condições precárias,sobretudo devido a escadas que os utentes,alguns em más condições fisicas,tinham de subir,mas os serviços prestados foram muito importantes.Em 2003 foi possível inaugurar o Novo Centro.Trabalho magnifico do Arquiteto Carlos Matos,Dispõe de todos os equipamentos que a Lei exigia e presta,diáriamente,refeições a 90 utentes e mais cerca de 70 em Apoio Domiciliário. Em tempos de austeridade a Festa foi simples,um bom almoço onde estiveram presentes os habituais utentes,crianças do Infantário "O Comboio",educadoras,assistentes do Apoio Domiciliário,Voluntárias do Centro de Dia e da Loja Social,todos os funcionários dos vários serviços,Administrativos e Dirigentes.
A Festa começou com a atuação do Grupo Coral da Casa do Povo,um dos poucos que exibem o genuino Cante Alentejano. No final as crianças cantaram as suas lindas canções,suou em todas as vozes Os Parabéns a Você e foi partido o Bolo das 10 Velas. Esperamos que a Segurança Social continue por muita décadas a dar o seu Apoio para que esta excelente Obra Social prossiga  a sua atividade em prol dos mais carenciados.VAMOS TODOS ERGUER AS NOSSAS TAÇAS PELO CENTRO DE DIA.

Jraposonobre@hotmail.com

quarta-feira, 29 de maio de 2013

ALVALADE MARKET

O Viver Alvalade regista com agrado o lançamento do ALVALADE MARKET destinado á troca e venda de muitas coisas que temos em casa,não nos fazem falta,mas podem ser uteis para outros. Em tempos de crise todas estas iniciativas são positivas.
É um grupo alargado de jovens que saudamos
esperando que os convidados também adiram para o Exito Total. Parabens Maria João.

Jraposonobre@hotmail.com

sábado, 25 de maio de 2013

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR.ARMÉNIO LANÇA-ALVALADE

Ao tomar conhecimento de que o Agrupamento de Escolas de Alvalade será denominado Agrupamento de Escolas Dr.Arménio Lança o Viver Alvalade quer manifestar a sua satisfação pela decisão tomada e saudar o Conselho Diretivo na pessoa da Drª Fernanda Bica.Certamente que esta decisão justa consagra a atividade do Dr. Arménio no exercício das suas funções na Direção da Escola.
Porém.o Viver Alvalade deseja ir à criação da Escola e  comentar a influência do Dr. Arménio.Quando em Fevereiro de 2011,escrevemos ESCOLAS DE ALVALADE-A VERDADE DA MENTIRA,dissemos o que agora vamos repetir:
A Camara Municipal a que presidi, verificou que crianças que completavam a escola primária, para seguir os seus estudos, teriam de percorrer diáriamente 80 Klm.para frequentar a Escola em Santiago de Cacem.Em sessão a Camara aprovou que se solicitasse ao Ministério da Educação a construção de Escola C+S em Alvalade,servindo também os alunos de S. Domingos e Ermidas. Geográficamente Alvalade oferecia melhores condições,13 Klm a Ermidas e 14 Klm a S.Domingos.A Camara organizou um processo e pedi ao Dr. Arménio Lança,que exercia a sua atividade de Professor em Aljustrel, para elaborar um relatório justificativo da nossa pretensão o que fez graciosamente e o resultado das várias deligências da Camara é a criação da Escola,elemento decisivo para que Alvalade,que perdeu a ECA e a ORISUL,seguisse o caminho do progresso numa época em que avançava a expansão urbana.Devo informar que também era Vereador da Camara o Alvaladense Dr.Joaquim Padilha de Brito.
No momento em que o Agrupamento de Escolas homenageou o Dr.Arménio Lança,deixando o seu nome para sempre ligado à Escola,O Viver Alvalade quis recordar que o Dr. Arménio também colaborou no processo da criação,o que,certamente  era ignorado.
Recordamos que o Dr. Arménio era Presidente da Confederação Nacional de Caçadores Portugueses
Faleceu em Agosto de 2010.

Jraposonobre@hotmail.com

quarta-feira, 22 de maio de 2013

VALORES ALVALADENSES


AUREA  Está a fazer uma gloriosa digressão pelas mais importantes Salas do País,CENTRO OLGA CADAVAL,de Sintra,TEATRO CIRCO de Braga,TEATRO AVEIRENSE,CASINO DE TROIA,GALA GLOBOS DE OURO da Sic,sempre com Salas esgotadas.
SILVIA ALBERTO,acaba de estrear novo programa na RTP 1 que prevemos novo exito.
GRUPO CORAL E INSTRUMENTAL AMANTES DO ALENTEJO,escolhemos uma das suas mais conhecidas canções,CANTICO ALENTEJANO para comemorar as nossas 20.000 visualizações.Para este Alvaladenses os desejos de que as suas carreiras continuem a evoluir no trilho do exito.


terça-feira, 21 de maio de 2013

20.000 VISUALIZAÇÕES~VIVER ALVALADE AGRADECE


Registamos com muito agrado que atingimos as 20.000 visitas a este Blog que pretende recordar o passado de Alvalade e informar o que vai acontecendo.Obrigado a todos os Alvaladenses e Amigos de Alvalade,residentes ou ausentes no País e no estrangeiro (20% das visitas são de muitos paises da Europa,Asia,Africa e Américas).Também o site ALVALADE.INFO,do nosso amigo Dr.Luis Pedro Ramos atingiu elevado numero de visitas.Para comemorar aqui vão os versos duma canção do Grupo Amantes do Alentejo que cantam em todas as suas magnificas atuações em homenagem a Alvalade:
                             CANTICO ALENTEJANO

                    Alvalade,eu tenho pena
                    de não te poder cantar
                    és o mote de um poema
                    que ninguém pode ensinar
                    se há beleza em qualquer lado
                    se eu me visse com dinheiro
                    qual a princesa do Sado
                    voltava-se o mundo inteiro

                    REFRÃO
                    onde é que existe um rio azul igual ao meu
                    em certos dias tem a mesma cor do céu
                    a minha terra é um presépio é um jardim
                    queria guarda-la inteirinha só para mim

                    Alvalade terra morena
                    onde tudo fica bem
                    tens a beleza serena
                    do rosto de minha mãe
                    o rio Sado de águas mansas
                    que pró mar vais a correr 
                    não leves minhas esperanças
                    sem esperanças não sei viver

Obs. A foto acima recebi da nossa conterranea Maria Dores Amado,grande amiga de Alvalade,embora ausente há muitos anos.A segunda é um postal com fotos que fiz para divulgaçao da nossa terra.
A letra do Cantico Alentejano é uma adaptação que o Grupo Amantes do Alentejo fez dum original de Xico da Cana,uma figura tipica setubalense

Jraposonobre@hotmail.com 





               

sábado, 18 de maio de 2013

ELEIÇÕES AUTARQUICAS 2013



O VIVER ALVALADE teve agora conhecimento do candidato do PS á Camara Municipal de Santiago nas Eleições que estão anunciadas para o 4º trimestre dêste ano.Será o Dr. Nuno Oliveira,conhecido cirurgião do Hospital Litoral Alentejano. Assim teremos pela CDU,o Dr. Alvaro Bejinha,pelo PSD o Dr. Paulo Gamito e pelo PS o Dr. Nuno Oliveira. Como ainda continua a decorrer o prazo para apresentação,se surjirem outras candidaturas voltaremos a informar. Quanto a Assembleia de Freguesia de Alvalade aguardamos informações para dar conhecimento aos nossos leitores interessados.

Jraposonobre@hotmail.com

quarta-feira, 15 de maio de 2013

CENTRO DE DIA DA CASA DO POVO DE ALVALADE FESTAS DOS ANIVERSARIANTES DE MAIO


Todos os meses,na terceira quarta feira,o Centro de Dia comemora os aniversários dos seus utentes mensais,utentes do Apoio Domiciliário,sócios inscritos e empregados. Foi hoje a Festa do mês de Maio,lanche melhorado,presença de convidados,este mês o Centro Social de Sonega. A animação musical esteve a cargo do Acordeonista-cantor LUIS GODINHO,um magnifico artista da Escola de Maria Adélia Botelho Candeias.A sala estava muito bem decorada pelos trabalhos dos utentes,orientados pelo animador VALTER.Foi uma tarde de Animação,Alegria e boa comida. Cantou-se os PARABENS A VOCÊ por dezenas de vozes,algumas lágrimas de Alegria rolaram pela face de quem ao longo duma Vida de trabalho árduo,nunca ouvira cantar para si os Parabéns a Você. Assim a Casa do Povo de Alvalade  e suas Valências Sociais vão cumprindo a sua missão.

Jraposonobre@hotmail.com

domingo, 12 de maio de 2013

FADOS - NOITE HISTORICA NA CASA DO POVO DE ALVALADE

A casa do Povo de Alvalade viveu ontem á noite,sabado,uma noite Histórica.O belo Salão de Festas lindamente decorado com motivos alusivos ao ato,pela funcionária administrativa ISABEL SILVESTRE  encheu de publico amante do Fado e que durante o espetáculo e no final manifestou o seu agrado. Histórica também porque o FADO,Património Imaterial da Humanidade,veio contribuir graciosamente com a Casa do Povo numa Obra tão importante,O LAR DE IDOSOS. No ano 2001 dissemos numa intervenção publica que o  Centro de Dia seria a grande Obra de Alvalade no limiar do Sec. XXI,neste momento afirmamos que o Lar de Idosos é a 2ª grande Obra de Alvalade neste inicio de Século,porque outras obras ainda aguardam melhores dias. Voltando á sessão de Fados,foi de grande qualidade graças a todos os intervenientes,foram brilhantes,faremos apenas alguns apontamentos que registamos com prazer,os progressos artísticos das fadistas Alvaladenses ANA SOFIA SOARES e INÊS SILVA,depois de muitas atuações atingiram niveis elevados.O desempenho de BRUNO FONSECA,um Fadista castiço,vê-se que atua nos bairros Lisboetas.A bela voz do Grandolense Fadista -Bombeiro CLAUDIO TOMÉ,o publico vibrou com a luso-caboverdeana ELISABETTE DA VEIGA que aliando a morna ao fado mostrou excelentes qualidades artísticas. Apesar destes destaques,todos foram do agrado do publico,o que mais importa para quem organiza,foi o que aprendi quando fui empresário, Quero referir o acompanhamente musical de CELESTINO GUERREIRO na Guitarra e ANTONIO SERAPIO na Viola. Não estiveram presentes,por motivos de força maior,justificados,SAMUEL JULIÃO e ANABELA CONDE.A apresentção esteve mais uma vez a cargo da funcionária da Casa do Povo,DEUSINHA SOARES,sempre competente e brilhante.No final foram oferecidos a todos os intervenientes,por membros dos corpos gerentes e funcionários,ramos de flores,oferecidos pela Florista Luisinha.A Casa do Povo para continuidade da grande obra social que tem a seu cargo,necessita que estas Noites de Fado se repitam,o Publico sempre adere com enorme prazer.Os Alvaladenses ausentes,no País ou no estrangeiro,podem orgulhar-se da sua terra.

Jraposonobre@hotmail.com

terça-feira, 7 de maio de 2013

NOVO CANDIDATO A CAMARA MUNICIPAL DE SANTIAGO DO CACEM


A titulo informativo, o Viver Alvalade comunicou no passado mês que o Candidato da CDU á Presidência da Camara Municipal de Santiago de Cacem nas Eleições do próximo mês de Outubro era o Dr. Alvaro Bejinha,atual Vereador.
Fomos agora informados que o candidato do PSD será o Dr.Paulo Gamito,natural de Santiago de Cacem,pertence a uma conceituada familia de Santiago que se destaca em várias áreas de atividades.
A apresentação oficial do candidato Dr. Paulo Gamito será amanhã dia 8 de Maio na Discoteca Alexanders,nos arredores de Santiago de Cacem. Logo que nos cheguem informações de outros candidatos daremos conhecimento aos nossos amigos leitores deste Blog.


J.Raposonobre@hotmail.com

sábado, 4 de maio de 2013

DIA DAS MÃES 2013- 5 DE MAIO

No DIA DAS MÃES de 2013,Domingo 5 de Maio, o VIVER ALVALADE saúda com muito amor,carinho e desejos de MUITAS FELICIDADES PARA TODAS AS MÃES E SEUS FILHOS,especialmente para as Alvaladenses quer vivam no país ou no estrangeiro.Terminamos com a poesia do POETA Alvaladense EDUARDO OLIMPIO:         PARA MINHA MÃE

                                 Se eu fosse mar
                                 Dava-te todo o azul
                                 como se fosse uma flor

                                 se eu fosse Céu
                                 dava-te a luz das estrelas
                                 e os teus olhos de mel
                                 haviam de brilhar
                                 que a estrela mais brilhante
                   
                                 se eu fosse  noite
                                 dava-te o meu manto negro
                                 para cobrir essa neve
                                 de que fiz o teu cabelo

                                 Se eu fosse terra
                                 dava-te o verde das folhas
                                 e a frescura da fonte
                                 para por no teu sorriso

                                 Mas...sabes mãe
                                 eu não sou mar
                                 nem céu
                                 nem noite
                                 nem terra
                                 e apenas posso dar-te
                                 o meu amor 

Jraposonobre@hotmail.com

quarta-feira, 1 de maio de 2013

GRANDE NOITE DE FADOS: 11 DE MAIO NA CASA DO POVO DE ALVALADE

O Viver Alvalade dando o melhor apoio a este espétaculo a favor do Lar de Idosos,depois de mostrar o programa,vai hoje apresentar a biografia dos seus participantes:

SAMUEL JULIÃO,médico,mas durante os estudos de Medicina estudou Musica,frequentando o Conservatório Nacional.Mais tarde foi Maestro da Banda Lira Cercalense e professor de Musica da mesma Banda,fundando um Orfeáo feminino.Sua excelente voz é de Barítono.Num jantar numa Casa Tipica do Bairro Alto cantou um FADO,o agrado foi geral,nunca mais deixou de cantar,atuando por todo o país,gravou um disco:"Fado,Saudades em mim" e sempre que lhe é solicitado canta para fins beneficentes.

ANA SOFIA SOARES,todos conhecemos a simpática locutora da TLA de Aljustrel,nossa conterranea.Tem uma bela voz,gravou um disco,e está sempre pronta para ajudar a Casa do Povo de Alvalade,cantando e organizando as nossas noites de Fado,sempre com boas receitas.

INÊS SILVA,uma alvaladense,canta desde os 5 anos,participou no Grande Prémio de Fado da RTP 1 onde chegou a Final Trimestral.Canta em casas de fado e ajuda sempre em espetáculos de beneficência.

JOSE  RATO outro alvaladense com excelente voz para o fado mais castiço,todos gostam de o ouvir em tantas atuações em noites de solariedade para as obras sociais da nossa Casa do Povo.

BRUNO FONSECA,canta nas melhores casas de Fado dos Bairros tipicos lisboetas. Começou por influencia de seu pai,grande amante do Fado.Admira o falecido e grande fadista Fernando Mauricio.Participou no concurso de fado do programa da RTP "Portugal no Coração",onde atingiu as meias finais,que o lançou  para uma carreira que sempre ambicinou 

SILVANA RODRIGUES,não nasceu em Alvalade,mas aqui reside.O pai era Fadista e levava-a ás Casas de Fado,com muito boa voz canta há 6 anos,atuando em espetáculos sempre que é convidada,tendo muito prazer em ajudar causas de solariedade.

BRUNO PIRES,um Aljustrelense que sempre gostou de musica,quando da morte de AMALIA quis ouvir muitos dos seus discos,daí o interesse pelo Fado.Fez parte do Grupo Foclórico Verdes Campos de Jungeiros.Aprendeu acordeão no Conservatório Regional do Baixo Alentejo.Trabalhou no Restaurante O Trovador,de sua tia,onde começou a cantar com enorme êxito.Gravou o disco "Tantos Fados deu-me Vida".

ANABELA CONDE,uma verdadeira mulher do Fado, foi com sua madrinha Cidália Moreira que aos 17 anos começou a cantar,Gravou 2 discos com algumas letras de sua autoria,
teve uma casa de Fados no Montijo,escreveu um Livro.Tem casa em Santa Margarida-Grandola com fados uma vez por mês,atua quando é convidada,já tendo marcações até Agosto. Também organiza  espetáculos.Cem por cento Fadista,uma Alma do Fado tão Português

CLAUDIO TOMÉ,um jovem Grandolense,também Bombeiro canta com sua madrinha ANABELA CONDE,começou a cantar por brincadeira com os amigos,mas a sua qualidade de fadista garante uma carreira que sua madrinha apoia.

CELESTINO GUERREIRO e ANTONIO SERÁPIO para acompanhar tão valiosos artistas só uma dupla de grande qualidade garantida por êstes Guitarrista e violista.

DEUSINHA SOARES,apresentadora com a simpatia e a segurança que tão importante elenco exige.

Jrapososonobre@hotmail.com